“Estão doentes, não escrevem quase nada além de artigos negativos sobre mim, não importa o quão bem eu esteja indo (…) e são verdadeiramente inimigos do povo”, disse Trump em sua rede Truth Social. O presidente dos EUA culpa principalmente o Washington Post, a ABC News e o New York Times, que nos últimos dias publicaram pesquisas sugerindo uma queda nos índices de aprovação.
“São criminosos pessimistas que se desculpam com seus assinantes e leitores quando eu ganho as eleições por uma margem ampla, muito maior do que mostravam suas pesquisas, perdem muita credibilidade e depois continuam enganando e mentindo”, acrescentou.
Queda de popularidade
Segundo a pesquisa publicada no domingo pelo Washington Post e ABC News, realizada em abril com 2.464 pessoas, 39% dos entrevistados “aprovam” a maneira como Trump lidera sua presidência, em comparação com 45% em fevereiro.
Já a pesquisa publicada na última sexta-feira pelo New York Times, realizada com 913 pessoas, situou seu índice de aprovação em 42%.
Outra pesquisa, divulgada na semana passada pelo Pew Research Center e realizada com 3.589 pessoas, indicou 40% de opiniões favoráveis ao presidente, frente aos 47% registrados em fevereiro.
Uma pontuação muito inferior à de seu antecessor, Joe Biden, em abril de 2021, no mesmo momento de sua presidência.
A NBC News também publicou números desfavoráveis ao presidente estadunidense. Realizada em abril com uma amostra de 19.682 pessoas maiores de 18 anos, a pesquisa concluiu que mais da metade, ou seja, 55% delas, desaprovam a forma de governar de Trump.
Brasil de Fato com Guardian e AFP