Por volta das 12h30 (horário local) de segunda-feira, 28 de abril, centenas de milhares de pessoas ficaram sem energia após um grande apagão que afetou vários países europeus , incluindo Espanha, Alemanha, Holanda, Finlândia, Portugal, Itália e França.
Os serviços de internet, dados e 5G de algumas empresas de telecomunicações foram afetados pelo apagão na Europa, enquanto a falta de semáforos em funcionamento causou problemas de trânsito em várias cidades, de acordo com relatos da mídia local.
Vários serviços afetados pelo apagão na Europa
Na Espanha, onde o apagão afetou todas as regiões, exceto as Ilhas Canárias, Ceuta, Melilla e as Ilhas Baleares, a falha de energia causou o colapso de centenas de fábricas e centros de produção e redes de transporte, como o Aeroporto Internacional de Barajas e o Metrô de Madri . Além disso, de acordo com Adif, o tráfego ferroviário está interrompido em toda a rede nacional. Também houve relatos de pessoas presas em elevadores.
Muitos serviços foram interrompidos, e eventos como o Mutua Madrid Open, que estava sendo realizado ao mesmo tempo que a queda de energia na Caja Mágica em Madri, tiveram que ser temporariamente suspensos.
A Red Eléctrica, empresa que administra o sistema elétrico da Espanha, informou que ativou “planos de restauração do fornecimento de energia em colaboração com empresas do setor”, de acordo com um comunicado emitido após a queda de energia.
Eles indicaram que as causas do apagão estão sendo analisadas. A possibilidade de um ataque cibernético não foi descartada, informou o presidente do Governo Regional da Andaluzia, Juanma Moreno.
O governo espanhol convocou uma reunião de emergência para avaliar e monitorar o apagão nacional nas instalações da Rede Elétrica Espanhola.
O Instituto Nacional de Segurança Cibernética está trabalhando para analisar a situação e determinar se é um ataque cibernético.
Em algumas áreas da França, o serviço de eletricidade já foi restaurado, disseram fontes da operadora nacional de rede, RTE, à EFE.
As fontes acrescentaram que a RTE está estudando como mobilizar interconexões elétricas para tentar restaurar o fornecimento de energia na Espanha, que está sofrendo um apagão total.(El Nacional)