Brasília, 10/01/2025

Vini Jr. marca, Real Madrid vence Borussia Dortmund e conquista a 15ª Champions League

A Europa é do Real Madrid mais uma vez. Neste sábado, o clube espanhol venceu o Borussia Dortmund por 2 a 0, em Wembley, na Inglaterra, na grande final da Liga dos Campeões de 2023/24. Os gols foram de Carvajal e Vinícius Júnior, ambos no segundo tempo.

Com o resultado, o Real Madrid se isolou ainda mais como o maior campeão da história da Champions League. O clube chegou a sua 15ª taça. O segundo maior vencedor é o Milan, com sete.

A equipe do técnico Carlo Ancelotti encerrou o torneio invicta, com nove vitórias e quatro empates. Além da competição internacional, os Merengues também conquistaram o Campeonato Espanhol neste ano.

O Borussia Dortmund, por sua vez, segue com apenas um caneco, conquistado na temporada de 1996/97. Esse é o segundo vice da equipe. Em 2012/13, os alemães perderam para o Bayern de Munique, também em Wembley.

Polêmica

Após o jogo, ao ser questionado sobre o sentimento da conquista, Vinícius deu uma declaração minimamente polêmica à imprensa europeia, quase como uma provocação aos rivais diretos pelas taças disputadas pelo Real.

– É incrível fazer gol em mais uma final, mas parece para mim que é a primeira. É um sentimento de que pode acontecer de tudo, mas o elenco, o corpo técnico, a torcida, nossas famílias, todos sempre nos apoiaram e acreditaram que levaríamos a taça até Madri. Aconteça o que acontecer, nós sempre ganhamos no final – afirmou o camisa 7.

Esta foi a segunda final em que Vini balançou as redes com a camisa dos Blancos. Antes, já havia feito o gol solitário no triunfo sobre o Liverpool, na temporada 2021-22. O atacante comemorou sua trajetória relembrando peças importantes, desde seu surgimento no Flamengo até o topo da Europa.

– Estou muito feliz, vivendo um sonho. Ganhar a Champions duas vezes é incrível. Amo este clube, amo todas as pessoas que fizeram de tudo para me trazer até aqui, Juni (Calafat), José Ángel (Sánchez), e o presidente, que foram me contratar quando eu ainda era muito jovem, no Brasil, pagaram bem caro, e no final, custou a eles bem pouco (risos). Estou feliz, e quero ganhar muito mais coisas por aqui.

Vini Jr quebra recordes históricos na Champions e supera Messi

Vini Jr, craque do Real Madrid, marcou em mais uma final de Champions League contra o Borussia Dortmund e quebrou recorde histórico na competição: o camisa 7 dos Merengues foi o primeiro jogador brasileiro a marcar em mais de uma final da maior competição entre clubes europeus, além de superar Lionel Messi e se tornar o mais jovem a marcar dois gols em finais da Liga dos Campeões.

O melhor jogador do clube espanhol vive sua temporada mais artilheira da carreira, chegando aos 24 gols na temporada e marcando a possibilidade de vencer a Bola de Ouro da France Football, premiação mais prestigiada do futebol e que um brasileiro não conquista desde Kaká, em 2007.

O único jogador a fazer gol em duas finais de Champions antes de completar 24 anos foi o argentino Lionel Messi. O ídolo e ex-jogador do Barcelona balançou as redes em 2009 e 2011, ambas contra o Manchester United.

Tags

Gostou? Compartilhe!