Brasília, 01/10/2024

Brasília, 01/10/2024

Carlos Bolsonaro é alvo de operação da PF sobre espionagem ilegal da Abin

O vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi alvo de buscas da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (29). Agentes da PF cumprem os mandados de busca e apreensão no gabinete do vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e em sua residência.

A ação é um desdobramento da Operação Vigilância Aproximada, que investiga o monitoramento ilegal de autoridades por parte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão do ex-diretor-geral Alexandre Ramagem – atualmente deputado federal pelo PL -, que comandou o órgão no governo Bolsonaro.

Segundo o blog da jornalista Daniela Lima (G1), o  ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, é quem assina a autorização para os mandados. Ainda segundo o relato, a  Polícia Federal suspeita que, sob o mandato de Jair Bolsonaro, a Abin atuou como um braço de coleta de informações ilegais, sem autorização judicial, e também como fonte de informações falsas, depois disseminadas por perfis de extrema direita para difamar instituições e autoridades.

Em outra frente, a Abin também teria sido acionada para blindar filhos do ex-presidente Bolsonaro de investigações da própria Polícia Federal. Informações da CNN e G1)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais