Brasília, 01/10/2024

Brasília, 01/10/2024

Nasa envia satélite para estudar relação entre atmosfera e oceanos

Um novo satélite projetado pela Nasa para estudar os oceanos do planeta Terra foi eviado ao espaço, em uma missão bilionária, depois de sobreviver a quatro tentativas de cancelamento.

O Pace (acrônimo em inglês para satélite de ecossistema de plâncton, aerossóis, nuvens e oceano) tem o objetivo de compreender a dinâmica entre atmosfera e oceanos, que envolve processos essenciais à evolução do clima.

O satélite, de 1,7 toneladas e custo de US$ 948 milhões (cerca de R$ 4,67 bilhões), foi lançado a partir da plataforma 40 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, com um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX, na madrugada do último dia 8.

De acordo com a Folha de São Paulo, colocado em uma órbita polar sol-síncrona, ele sobrevoará todas as regiões do planeta, passando em cada local sempre à mesma hora. Trata-se de um procedimento útil para a comparação de imagens feitas em dias diferentes, mas sob as mesmas condições de iluminação.

O equipamento voa a uma altitude de cerca de 675 km e já estabeleceu comunicação com o centro de controle da missão, instalado no Centro Goddard de Voo Espacial da Nasa, em Greenbelt (Maryland).

Ao longo dos próximos 40 dias, ele fará o comissionamento de todos os sistemas e instrumentos, para então iniciar sua missão científica, que terá duração de no mínimo três anos, embora os pesquisadores esperem que ela possa atravessar uma década ou mais.

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais