Brasília, 10/01/2025

Presidente da Bolívia denuncia tentativa de golpe pelo controle de lítio e terras-raras

O presidente da boliviano, Luis Arce, denunciou que “forças obscuras” internas e externas estão conspirando através de “golpes suaves” contra o seu governo para obter o controle de recursos estratégicos do país, como o lítio e as terras-raras.
“Atualmente, muitas forças obscuras antipatrióticas internas e externas conspiram contra a integridade da pátria“, afirmou Arce durante a cerimônia do 72º aniversário do Colégio de Aviação Militar.

“Através de operações híbridas como golpes suaves, sabotagem da economia semeando ansiedade, rumores e táticas retiradas dos manual das potências imperiais […] querem controlar o lítio, as terras-raras, a água doce e os recursos estratégicos“, acusou o presidente da Bolívia.

A denúncia do presidente ocorre em meio a um contexto de escassez de dólares e de combustível no país, embora segundo o governo haja um abastecimento normal e a situação se deva à especulação.
Arce disse que dessa forma eles “procuram travar o progresso do país, impedir que o povo se aproprie dos recursos estratégicos e participe através de uma democracia amplamente participativa nas decisões governamentais”. (Sputnik)

Tags

Gostou? Compartilhe!