Brasília, 29/09/2024

Brasília, 29/09/2024

Macron pede aliança democrática ante vitória de partido de Le Pen no 1º turno das eleições francesas

Projeções do Ministério do Interior da França indicam que o partido de Marine Le Pen, Reagrupamento Nacional (RN), venceu o primeiro turno das eleições legislativas francesas realizadas neste domingo (30). Em resposta, políticos de vários espectros clamaram por uma aliança tática frente à ascensão do RN.
Dados de boca de urna colocam o Reagrupamento Nacional e seus aliados como os grandes vencedores do primeiro turno das eleições parlamentares da França, com cerca de 34,2% dos votos. Em segundo lugar aparece a coligação de esquerda Nova Frente Popular, com 29,1%.
A frente governista, Ensemble (Juntos, em francês), ficou na terceira posição, com 21,5% dos votos, segundo os dados.
Seguindo os resultados, Marine Le Pen parabenizou seus apoiadores e os estimulou a voltarem às urnas no segundo turno.
“Para levar a cabo as reformas que o país necessita, precisamos de uma maioria absoluta para que [o líder do Reagrupamento Nacional] Jordan Bardella seja nomeado pelo [presidente francês] Emmanuel Macron como primeiro-ministro dentro de oito dias”, disse.
De acordo com a legislação francesa, um candidato parlamentar precisa de mais de 50% dos votos válidos para ser eleito para o assento. Caso não consiga alcançar essa marca, todos os candidatos com mais de 12,5% dos votos se classificam para a segunda rodada de votações, que será realizada no dia 7 de julho.
Em discurso, Jordan Bardella afirmou que pretende se tornar o primeiro-ministro da França e “ouvir a todos, respeitar a oposição, estar aberto ao diálogo e lutar pela unidade nacional, proteger o poder de compra, restaurar a ordem e a segurança em todo o país e controlar a migração”. (Sputnik)

Tags

Gostou? Compartilhe!

Leia mais